A campanha contra Dilma chegou a um nível tão baixo que é difícil de acreditar. Algumas pessoas estão tão desesperadas com a provável derrota de Serra, que são capazes de abusar da boa fé e credulidade das pessoas espalhando boatos e mentiras. Nós não queremos que o Brasil seja governado por gente tão sem escrúpulos, por isso criamos este blog.

Nosso objetivo é contribuir para que as pessoas decidam seu voto com base na história dos candidatos, no projeto de governo que eles representam, e não em mentiras espalhadas por aí. Por isso, vamos desmentir aqui alguns desses boatos, com explicações claras, detalhadas e fundamentadas (de forma bem diferente do que fazem os serristas). E, ao contrário dos covardes criadores dos e-mails mentirosos, dizemos quem somos (veja aqui).

Desmentir um boato dá mais trabalho do que inventar uma mentira, por isso este blog não vai dar conta de tudo. Mas será suficiente para mostrar que não se pode acreditar em tudo que se lê ou se ouve por aí. Boa leitura e bom voto!


sábado, 9 de outubro de 2010

A CNBB e o voto em Dilma

Outra mentira que circula nos e-mails serristas afirma que a CNBB estaria pedindo para que os católicos não votassem em Dilma. O desmentido, em nota oficial da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, pode ser lido no site da própria CNBB.

Nota da CNBB em relação ao Momento Eleitoral
http://www.cnbb.org.br/site/notas-e-declaracoes/4906-nota-da-cnbb-em-relacao-ao-momento-eleitoral

Sex, 08 de Outubro de 2010 15:55

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio de sua Presidência, congratula-se com o Povo Brasileiro pelo exercício da cidadania na realização do primeiro turno das eleições gerais, quando foram eleitos os representantes para o Poder Legislativo e definidos os Governadores de diversas unidades da Federação, bem como o nome daqueles que serão submetidos a novo escrutínio em 2º turno, para a Presidência da República e alguns governos estaduais e distrital.

A CNBB congratula-se também pelos frutos benéficos decorrentes da aprovação da Lei da Ficha Limpa, que está oferecendo um novo paradigma para o processo eleitoral, mesmo se ainda tantos obstáculos a essa Lei tenham de ser superados.
Entretanto, lamentamos profundamente que o nome da CNBB - e da própria Igreja Católica – tenha sido usado indevidamente ao longo da campanha, sendo objeto de manipulação. Certamente, é direito – e, mesmo, dever – de cada Bispo, em sua Diocese, orientar seus próprios diocesanos, sobretudo em assuntos que dizem respeito à fé e à moral cristã. A CNBB é um organismo a serviço da comunhão e do diálogo entre os Bispos, de planejamento orgânico da pastoral da Igreja no Brasil, e busca colaborar na edificação de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

Neste sentido, queremos reafirmar os termos da Nota de 16.09.2010, na qual esclarecemos que “falam em nome da CNBB somente a Assembléia Geral, o Conselho Permanente e a Presidência”. Recordamos novamente que, da parte da CNBB, permanece como orientação, neste momento de expressão do exercício da cidadania em nosso País, a Declaração sobre o Momento Político Nacional, aprovada este ano em sua 48ª Assembléia Geral.

Reafirmamos, ainda, que a CNBB não indica nenhum candidato, e recordamos que a escolha é um ato livre e consciente de cada cidadão. Diante de tão grande responsabilidade, exortamos os fiéis católicos a terem presentes critérios éticos, entre os quais se incluem especialmente o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana.

Confiando na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, invocamos as bênçãos de Deus para todo o Povo Brasileiro.

Brasília, 08 de outubro de 2010

P. nº 0849/10

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB